9 Formas de Captação de Clientes na Internet gratuitas
- Agência Digital Blugnose
- 28 de julho de 2022
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Captação de Clientes na Internet
9 Formas de Captação de Clientes na Internet sem investir nada ou investindo bem pouco!
Quando falamos em “Captação de Clientes na Internet” sem investir nada, parece até uma mentira contada para atrair sua atenção, certo? Mas não!
Já alguns, pensam que é só entrar na internet e apertar um botãozinho que vai chover cliente em seu colo. E não é bem assim. Há etapas, tempo de retorno e condições para isso acontecer. Olha como funciona!
Antes de começar, você tem que saber que terá de estudar pelo menos o mínimo para entender o que está fazendo, ou, contratar alguém que faça o que precisa ser feito de forma profissional, para que tenha resultados mais rápidos.
Simples assim! Quanto custa o seu tempo para você aprender algo do zero?
Se você está disposto a aprender e fazer um bom trabalho, olha essas 9 formas de Captação de Clientes na Internet que poucos conhecem e menos ainda fazem o que tem de ser feito. Que, é apenas o básico bem feito!
Índice:
Captação de Clientes na Internet
Para captar mais clientes na internet, você tem que saber disso:
Primeiro, seu produto ou serviço tem que ser no mínimo bom!
Parece bobeira, mas não! Desculpem a sinceridade mas, a maioria das pessoas que reclamam que não vendem, tem um produto ou serviço bem mediocre ou até ruim. E, querem que as pessoas retornem.
Você sabe se o que você vende é bom? Você escuta seus clientes? Ou eles respondem apenas por educação?! Pense nisso!
Então, se você sabe que tem um bom produto ou serviço, e só precisa mesmo é da Captação de Clientes na Internet, tenho essas dicas para você.
1. Profissionalize sua marca
Uma marca bem feita, moderna, com um logotipo bem trabalhado, uma identidade visual bacana em que suas cores conversam com as necessidades de seus clientes e passa a essência da sua marca já é um ótimo início!
Mas não é só isso! Sua marca é a fachada da sua empresa, seja ela física ou digital. Então, ela tem que agradar e trazer brilho nos olhos dos seus clientes. Sua empresa faz isso hoje?
Além desses detalhes, ter uma boa comunicação, consultores treinados, bons canais de atendimento como telefone, e-mail, site, redes sociais, suporte… e claro, responder em um tempo que agrade seus clientes. Muitas empresas deixam seus clientes sem respostas por dias e as vezes nem respondem. E isso é imperdoável!
Pois é, parece que não mas, só de seguir essas dicas acima, sua taxa de clientes pode até dobrar. Um logotipo mais bonito ou embalagens mais trabalhadas podem te ajudar a vender ou atrair mais clientes.
Dê vida e essência para sua marca!
Assim, a Captação de Clientes na Internet ficará muito mais fácil!
2. Utilize o Google Meu Negócio (Google Business)
Essa é umas das ferramentas grátis “mais básicas” e que mais vão te dar retorno ao longo do tempo. Então, não a subestime.
Crie sua conta no Google e cadastre seu negócio no Google Business, que fica naquele menu de APPs na página principal de busca do Google. E nele você consegue cadastrar horário de funcionamento, produtos e serviços, site, telefones, e-mails e até colocar sua localização no Google Maps.
3. Crie seu site de graça!
Por essa você não esperava!
Uma das principais ferramentas para Captação de Clientes na Internet, de graça!
Mas, no próprio Google Business, você tem a opção de criar um site, de graça! Claro que bem simples e um site profissional traria mais resultados. Mas…
Então, se está iniciando com seu negócio, tudo bem, mas se sua empresa já é um pouco maior, seria mais interessante você ter um site mais profissional. Mostrando que sua empresa investe pelo menos em um material profissional e otimizado para agradar seus clientes.
E um bom site tem que ser responsivo (adaptável para todos os dispositivos), leve e rápido no carregamento, otimizado, e isso quer dizer que, deve ter um bom conteúdo planejado para que seus clientes te achem pelo Google e mostrar seu produto de forma clara sem ser chato ou cansativo.
4. Otimizar o seu site com SEO.
SEO é uma sigla para “Search Engine Optimization” (Otimização de Mecanismos de Busca). Que é uma técnica utilizada em sites, blogs… que faz com que certas palavras-chave sejam otimizadas, ou, encontradas com mais facilidade no Google, ocupando as primeiras páginas quando bem trabalhadas.
Captação de Clientes na Internet
Então, o SEO é algo complexo mas, em sua essência, o “básico” pode ser feito por alguém com pouca experiência. Claro, o ideal seria contratar uma empresa ou profssional qualificado, mas, se você quiser fazer, pode buscar alguns conhecimentos e se arriscar nesse enorme oceano.
E indo além! Posso dizer que, trabalhar com os métodos orgânicos hoje é, fundamental para qualquer empresa!
5. Utilize as redes sociais!
Certo, você já divulga seu negócio no Facebook, no Instagram mas, você está fazendo isso da maneira correta?
As vezes, jogar seus produtos ou serviços de qualquer forma, não quer dizer que alguém vai ver e muito menos que você vai vender só por isso.
Captação de Clientes na Internet
Nas redes sociais, é importante ter um bom planejamento. E não ser aquele chato que só quer vender e vender… Enchendo o saco de todo mundo.
Evite esse tipo de abordagem! Isso afasta os clientes!
Interaja com seu público, mostre a rotina do seu negócio. O público gosta de saber disso. Gosta de saber que tem alguém por trás do negócio.
Gente, gosta de conversar com gente!
E claro, uma vez ou outra, sim, você tem que postar algo para tentar vender.
6. Abuse dos métodos orgânicos!
Um dos métodos para Captação de Clientes na Internet a curto e longo prazo que mais dão retorno é o tráfego orgânico. Que é uma forma de atrair clientes “sem custo algum”.
Métodos orgânicos atraem clientes de graça, apenas porque eles gostam dos seus conteúdos. Simples assim! Por exemplo, Instagram, YouTube, Blogs…
Faça o seu conteúdo valer a pena para seus clientes. Construa um conteúdo de valor. Veja o que as outras marcas estão fazendo.
Por isso é tão importante você entender as ferramentas que existem, conhecer seus concorrentes, clientes, e saber do que gostam e como você pode conversar com eles ou mostrar seu negócio de uma forma mais chamativa e agradável.
7. Catálogo de Produtos ou Serviços
Um bom método que existe há tempos é o Catálogo de Produtos. Assim que você entrar em contato com seu cliente, não fica enchendo o saco! Você conversa, se apresenta, faz o que tem de fazer e deixa seu catálogo, para que seus clientes olhem quando quiserem, com calma e no tempo que quiserem.
E isso pode deixar seu cliente mais à vontade, sem a pressão de tempo e com alguém perguntando se já escolheu segundos depois.
Faça um bom trabalho mosrtando o valor agregado ao que está vendendo.
E para criar um catálogo digital de produtos, é importante fazer algo bonito e que apresente bem seu negócio. Caso contrário, as aparências podem fazer com que seus clientes não comprem de você.
8. Utilize as tendências a seu favor
Um bom empreendedor sempre está antenado ao que está acontecendo de novo no mercado.
Então, sempre fique atento nas ondas, para que você possa pegar carona e dar aquela impulsionada no seu negócio.
E como fazer isso?
Novas redes sociais, memes, sacadas, histórias, novidades na sua área…
Compartilhe ideias, brinque, engaje, chame a atenção para novidades ou lançamentos e faça com que seu público goste de sua marca não apenas por seus produtos ou serviços. Mas, por gostar da comunicação e dos conteúdos.
9. Formas alternativas fora da caixa
Vamos pensar em coisas que há pouco tempo não eram tão comuns como o Ifood, Uber, Mercado Livre, Shopee, Amazon e Marketplaces no geral. Hoje, passam a ganhar cada vez mais espaço como ótimas alternativas para a divulgação automática do seu negócio.
Claro, eles cobram suas taxas e envios mas, e se você fizesse esse trabalho, quanto você gastaria? E por que não está fazendo? Humm?!
Pois é, falar mal ou julgar empresas assim é comum, mas, ninguém se coça para trazer uma solução melhor ou até mesmo pensar em como utilizar ou montar seu próprio site ou ecommerce e gastar essas taxas em seu próprio tráfego pago para trazer mais clientes.
Essas empresas gastam milhares e milhares de reais mensalmente em marketing e cobram uma “taxa justa”. Basta você saber calcular sua margem e aproveitar essas vantagens.
E dessa forma, você nem precisa se preocupar com a Captação de Clientes na Internet, pois essas plataformas já fazem isso muito bem.
Escrito por: Carlos Turner
CEO da Agência Digital Blugnose